Localização: Distrito de Curralinho
Distância: 9 km de distância (De Diamantina).
Duração:03 horas
Nível de dificuldade: Fácil

O Parque Estadual do Biribiri está inserido no complexo da Serra do Espinhaço. Um lugar de beleza singular que mantém nos seus 18 mil hectares de terra, matas virgens, pedreiras com imensos paredões, pinturas rupestres, lapas, cachoeiras maravilhosas e a charmosa vila que deu nome a região (Biribiri na língua indígena significa buraco fundo), tudo preservado e fiscalizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

As cachoeiras do parquegarante a certeza das belezas exuberantes . Partindo de Diamantina chegamos a Cachoeira da Sentinela, um cenário paradisíaco, que sem elevado nível de dificuldade se torna ideal para uma deliciosa ducha. Subindo uma pequena trilha é possível acessar a sua primeira queda que tem um pequeno poço que possibilita mergulho. Suas águas límpidas após as cascatas formam pequenas praias idéias para banho e para acesso de pessoas da melhor idade. Alguns quilômetros a frente encontramos a Cachoeira dos Cristais, com suas duas quedas d’água. O volume de água é muito maior o que provoca uma visão exuberante, o seu poço forma uma piscina natural que permite nadar a vontade.

Vila Biribiri, inserida na área do parque, tem importante registro da história da indústria têxtil mineira. Foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos, criada pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos, em 1876, uma das primeiras comunidades fabris do estado.






Distâncias

Percurso Total (32km)

Estrada de Terra (30km)

Asfalto(2km)







Dicas

  • Seguir estritamente as orientações dos guias e as recomendações dos atrativos visitados.

  • Respeitar a cultura e costumes locais e de seus moradores.

  • Respeitar os colegas do grupo e não interferir na condução do passeio é fundamental para a boa execução do trabalho dos guias.